Para a sua maior satisfação,
faça compras no Mercado do Bolhão

Essa singela frase está espalhada por várias barracas do Bolhão, mercado público municipal da cidade do Porto, em Portugal. É um esforço de marketing espontâneo dos feirantes, que lutam para manter a tradição do local e, claro, a freguesia.

O Mercado do Bolhão existe desde 1839 e o prédio atual, uma construção neoclássica estilosa, desde 1914. Houveram tentativas de remover o mercado do local, que fica em pleno centro comercial da cidade, vizinho a lojas de grife e perto de shoppings. A fúria dos feirantes só foi aplacada quando houve o tombamento. Isso evidentemente não resolveu os problemas estruturais do mercado, que está deteriorado, mas não perdeu a sua peculiaridade. Vale a visita. E rendeu mais um ensaio fotográfico numa feira para a minha coleção. Segue abaixo uma pequena seleção das imagens.


Frutas Frescas. Por favor, não duvide da palavra da vendedora



Salsicharia Cachopa. A pátria dos embutidos



Pimenta para os seus olhos



Show-room do Horto das Enxurreiras. Organização: Aníbal Cerqueira



Para quem sofre tentando pegar azeitona no vidro, o Bolhão é a solução



Plástico-bolhão. Fazendo as mulheres portuguesas mais calmas desde 1839



Vendedora de braço cruzado e nenhuma fila. O pão está frio, com certeza



Só fica bonito assim se você levar tudo pra casa



Local reservado para as pombas e piriquitas



O melhor amigo do vendedor de bacalhau






7 COMENTE AQUI:

felipe fidelis disse...

Negão, a gente foi nesse mercado ano passado...lembrei imediatamente que vi as fotos...os pombos, o banheiro escuro, o ambiente úmido, cheio de velhinhas vendendo...massa... e realmente é pertinho da rua da Santa Catarina, centrão...o massa de conhecer o Porto, foi descobrir que nosso Dom Pedro I, lá em Portugália, é Dom Pedro IV!!!!

além do que eu também sou pirado com feiras de rua e mercados...reminiscências de infância!!
abraço,

Felipe Fidelis

Eris Oliveira disse...

Muito boas fotos. Parabéns!

Jr Vilanova disse...

Meu primeiro texto sumiu... tentando novamente!rs:

Léo, seu trabalho é repleto de elegância e sutilezas, já estava na hora de nos brindar com coisas tão especiais... as fotos estão perfeitas (a das flores, então...), parabéns!

Um abraço,
Jr.

Anônimo disse...

é reduntante repetir q adoro visitar seu blog e todas as curiosidades q ele nos remete. vou me intitular sua fã.
abraço.
Adriana (ou como queira, tia Drica) rsrssrs

Luis Eduardo Vaz disse...

Leo é um mestre da linguagem visual. Usa toda a objetividade de seu saber publicitário para criar cenas carregadas de surpresas e poesia.
Assim, a comunicação é instantânea, criando envolvimento e cumplicidade com o espectador. O texto é sempre claro, suscinto e nos situa, com facilidade em cada ambiente.
Sua foto do anoitecer no Sena é épica e emblemática. Se é possível sintetizar Paris numa foto, é esta.
O ensaio de Cuba trata com bom humor o cotidiano daquela Ilha, revelando também a maldição que o bloqueio Norte-americano causou e causa em quem ousou optar por não aderir à selvageria absurda do capitalismo.
Os ensaios de músicos de rua em várias cidades da Europa incorpora uma discussão interessantíssima sobre o presente e
futuro da música e uso da prodção musical no planeta. Um tema que merece ser tratado com esta atenção e profundidade.
As imagens do Bolhão ( as flores, as frutas, o gato, as azeitonas, o cartaz escrito à mão no papelão) nos remete imediatamente à nossa alma
portuguesa. É assustador, como ainda somos portugueses, passado mais de um século da separação. Eu já havia constatado isto, quando estive pela primeira vez em Lisboa, mas o Léo conseguiu registrar este sentimento em imagens.

Surge, assim, um fotógrafo, documentarista, de enorme talento, originalidade, focado no ser humano e sua busca por amor e saber.

Márcio Canuto disse...

Mestre Léo,
Excelente luz, ótimas fotos, maravilhosos enquadramentos.
Parabéns!!!
Portugal, Praga, etc.
É isso aí: seu talento é do tamanho do mundo!
Abraçãããão
do Canutão

aquático disse...

"Plástico-bolhão. Fazendo as mulheres portuguesas mais calmas desde 1839"
hahahahah

rapaz, não adianta. eu tenho a impressão (baseada inclusive em relatos) de que os portugueses são meio tontinhos mesmo. mas nunca fui lá não. rs.

Postar um comentário

Caso você não tenha uma conta no Blogger, para comentar basta escolher a opção abaixo 'Nome/URL', onde URL é o seu endereço do seu site - se não tiver, pode deixar em branco. Pode-se postar um comentário como 'Anônimo', mas assine no final da mensagem, pois meus dotes extrassensoriais ainda estão pouco desenvolvidos.