Tacheles: o caleidoscópio punk de Berlin

Tacheles

Os grafites fazem parte da paisagem de Berlin. Andando por vários de seus bairros, especialmente os da antiga parte oriental, essa expressão artística contemporânea é uma espécie de decoração urbana. Por ser comum, percorrendo ruas do bairro de Mitte, pode-se passar por umas paredes grafitadas de um prédio com ares de abandono sem se dar conta que ele é o Tacheles, uma espécie de highlander imobiliário. Já tentaram matá-lo várias vezes, mas ele resiste. Foi inaugurado em 1907 para ser um grande centro comercial, que faliu. Depois virou um centro de exposições de produtos da Allgemeine Elektricitäts-Gesellschaft (AEG), a então gigante eletrotécnica alemã, que fabricava de geladeira a avião. Durante a II Guerra se transformou em edifício administrativo do partido nazista e presídio de guerra. Por isso foi bombardeado e quase totalmente destruído.

Tacheles

No tempo da Guerra Fria, o governo da Alemanha Oriental não tinha grana para reformá-lo, nem para demolí-lo e contribuir num projeto de revitalização da região. Veio a queda do muro em 1990 e o Tacheles foi invadido por uma comunidade de artistas de várias partes do mundo. Foi nesse período que vários edifícios abandonados da parte oriental de Berlin se transformaram em Okupas (Besetzte Häuser, na Alemanha). Esse tipo de invasão não tem a finalidade pura e simples de tomar posse de um imóvel, mas sim implantar nesses prédios uma comunidade de filosofia libertária, mas com um certo grau de complexidade de organização e regras de convivência coletiva - o que não condiz muito com a alcunha de 'ocupações punk'.

Tacheles

O Tacheles é um Okupa artístico. Os mais de 20 anos de atividades lá dentro podem se medir pelas infinitas camadas de grafitis, pinturas e cartazes em cada centímetro dos 5 andares. Ao contrário de outros Okupas de Berlin, pode-se entrar lá sem ter que enfrentar ares desconfiados ou olhares ameaçadores. Findou virando ponto turístico da cidade e imensa galeria de arte coletiva.

Tacheles

Fiz estas fotos nos corredores e escadarias do edifício durante a noite, quando o ambiente sombrio deixa a visita muito mais excitante. Os lugares mais interessantes são os espaços de exposições, ateliers, bares e cinema, onde não é permitido registrar imagens. Para quem ficou com a curiosidade aguçada, é bom se apressar, pois o futuro do prédio é incerto. O arrendamento simbólico aos artistas já venceu desde 2008 e amanhã mesmo o imortal Tacheles pode sofrer outra metamorfose e virar mais um prédio bonitinho da ex-Berlin Oriental.

Tacheles

TachelesTacheles

Tacheles

Acesse o site do Tacheles: Kunsthaus Tacheles



Vielen Danke ao @jorai, o melhor guia do underground de Berlin, que não me deixou passar pela porta do Tacheles sem entrar :)

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário

Caso você não tenha uma conta no Blogger, para comentar basta escolher a opção abaixo 'Nome/URL', onde URL é o seu endereço do seu site - se não tiver, pode deixar em branco. Pode-se postar um comentário como 'Anônimo', mas assine no final da mensagem, pois meus dotes extrassensoriais ainda estão pouco desenvolvidos.