O Lucro certo que virou fumaça

Velhinho carrega no peito a tradição cubana

Sobre os charutos cubanos, nada ou pouco a declarar. Não fumo. Mas os chegados afirmam que são o supra-sumo do fumacê. Os cubanos tratam os charos originais da Ilha de ‘puros’. Pude notar que somente os mais velhos ainda cultivam caprichosamente esse prazer. Em Cuba, a juventude de hoje foi forjada no esporte e dentro de preceitos de uma vida, na medida do possível, saudável. Daí, conclui-se que essa tradição de curtir o passar do dia em meio a baforadas, no momento, está um pouco comprometida. Coincidência, ou não, em duas das poucas oportunidades que eu pude assistir à televisão cubana, os programas tratavam justamente de esforços e novas técnicas da medicina do país para o tratamento e cura do câncer de pulmão.






Fábrica de charutos Partagás. Há vagas para virgens

Pode-se fazer visitas a algumas fábricas de charuto e ver que o processo de enrolar as paradas ainda é artesanal. Ainda fui até uma delas, a Partagás, que fica no centro de Havana. Por 10 pesos convertibles é possível dar um giro pela fábrica incluindo a área de produção. Quem entrar lá vai descobrir que não existe mais aquele funcionário que, no passado, ficava lendo em voz alta o jornal para distrair os torcedores - que é como se chamam os especialistas no preparo dos charutos. Também ficou no terreno da lenda a história de que havia uma preferência por mulheres virgens e de coxas avantajadas para trabalhar nas fábricas de tabaco, pois assim os charutos poderiam ser enrolados sobre uma superfície mais macia, garantindo uma qualidade extra ao produto. Contra isso, há o fato de existir uma grande quantidade de homens lidando com o tabaco nas atuais fábricas cubanas. E quanto às mulheres torcedoras, a destreza que com que elas manipulam os charutos dos mais variados formatos e bitolas, definitivamente não é coisa de virgem.

Puro na mercearia em Habana Vieja: 2 reais.

Quando eu descobri que um único puro Cohiba é vendido em Maceió por mais de 50 reais bateu o arrependimento de não ter cedido aos inúmeros apelos dos vendedores de charutos nas ruas, ou até mesmo de ter comprado ao menos uma caixa nas lojas do governo. Dava pra fazer uma grana com a revenda por aqui e garantir uma viagem de volta pra Cuba.

0 COMENTE AQUI:

Postar um comentário

Caso você não tenha uma conta no Blogger, para comentar basta escolher a opção abaixo 'Nome/URL', onde URL é o seu endereço do seu site - se não tiver, pode deixar em branco. Pode-se postar um comentário como 'Anônimo', mas assine no final da mensagem, pois meus dotes extrassensoriais ainda estão pouco desenvolvidos.